sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Técnico em Análises Clínicas

 Por Daiane Cristina Roque e Silva




Resolvi escrver sobre esse profissional da área da saúde, não apenas porque concluir meu curso semana passada (para quem não sabe,eu fiz um curso Técnico em Análises Clínicas), mas sim para tirar dúvidas de algumas pessoas. No meu dia-a-dia, nesse período de cursom algumas pessoas me perguntaram o que eu estava estudando.Quando eu respondia, que estava cursando um Curso Técnico em Análises Clínicas, as pessoas olhavam-me como se eu estivesse falando grego, ou algo de outro mundo. Muitos ainda quando ouvim, não davam a mínima importância, por ser um curso técnico.Mas para quem não sabe, foi afirmado em uma reportagem no Fantástico - programa da Rede Globo - que o ensino Ténico atualmente está sendo tão valaorizado quanto o superior. Fiquei muito feliz quando assistir essa reportagem, de certa forma, me incentivou a seguir com o curso, e graças a Deus o conclui.

Mas afinal, qual o dever do Técnico em Análises Clíncias?

* Coletar, receber e distribuir os materiais biológicos de pacientes.(para quem não sabe, são diversos os materiais biológicos, dentre eles podemos citar: sangue, fezes, urina...)
* Preparar as amostras dos materiais biológicos e realizar os exames conforme o protocolo. (exames como:hemograma, PCR,Dengue e dentre outros.
* Executar, conferir, calibrar e fazer a manutenção corretiva dos equipamentos.
* Administrar e organizar o local de trabalho.
* Trabalhar conforme as normas e procedimentos técnicos de boas práticas e biossegurança (como todas áreas pedem).
E dentre outras tarefas relacionadas a esse profissional da saúde.E é importante ressaltar que os termos Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Patologia e Técnico em Laboratório se refere ao mesmo profissional.
Essa área sa saúde, é de grande importância, tanto quando as demais. É através da nossa atuação, que médicos conseguem fazer um diagnóstico mais preciso. Por exemplo,uma pessoa chega em um consultório comos os seguintes sintomas: dores de cabeça,manchas vermelhas na pele, dores musculares,febre, falta de apetite, o médico logo desconfia que seja sinais clínícos de Dengue. Mas como confirmar a suspeita? Pois bem, é através de exames realizados por nós também por Bioquímicos e Biomédicos.
São diversas as patologias que podem ser confirmadas através de exames laboratoriais, como: a Hepatite,HIV, Sífilis até confirmação de gravidez.
Espero que eu consiga tirar as dúvidas de algumas pessoas, e mudado a meneira de pensar sobre esse profissionaç, que como as outras áreas da saúde, possuem um papel muito importante, que é diagnósticas, prevenir e tratar de forma direta e indireta da saúde de nossa sociedade.

Eu pela segunda vez, treinando a Coleta de Sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita